
“Queremos que seja um projeto que torne Sintra mais interessante”
O Espaço Edla abriu portas em novembro de 2011, num local onde há muitos anos funcionou a loja “Sapataria Teixeira”.
O José Manuel e a Maria João são os donos deste projeto “quisemos abrir um espaço que fosse diferente e que tivesse várias vertentes no mesmo local”, para ambos, esta foi uma estreia nesta área de negócio “foi uma ideia da minha mulher, já vivemos aqui em Sintra, há 30 anos, e gostámos deste local” (José).
A ideia principal foi investir num espaço inovador “queremos que seja um projeto que torne Sintra mais interessante” (José), sendo que o nome do espaço foi escolhido após algum trabalho de investigação sobre Sintra “a Condessa d’Edla foi o nome que mais nos conquistou, pela sua ligação às artes” (José).
O Espaço Edla oferece diversos serviços num só lugar, alojamento local, produtos gourmet, salão de chá, pastelaria, espaço de arte e uma luminosa esplanada, afirnando-se como um espaço moderno e polivalente, não só em termos de conceito mas também de decoração.
No Edla não faltam os artigos e peças de autor, como livros, marcadores, postais, obras de arte, marionetas, que podem ser adquiridos, ou apenas apreciados como é o caso de uma peça de roupa que pertenceu à própria Condessa d’Edla, gentilmente cedida pela família.
O interesse pelas artes é uma das vertentes mais visíveis neste espaço, patente em todos os recantos do Edla, e até nos tampos das mesas, sendo que todos os meses tem lugar uma exposição temporária “até agora tem sido sempre com artistas de Sintra, e a temática tem estado sempre ligada à própria Condessa d’ Edla” (José).
O serviço de refeições caseiras é uma das áreas mais apreciadas pelos clientes do Edla “a Teresa Botelho é quem confecciona as refeições e grande parte dos doces, sobretudo os bolos, que são a nossa imagem de marca” (José).
A decoração do espaço desperta a curiosidade de quem passa por esta loja, já que muitas são as pessoas que pensam que se trata apenas de uma Galeria de Arte “apesar deste espaço ser um pouco formal e até um pouco intimidatório, gostamos que as pessoas entrem, falem connosco e descubram o nosso espaço”.
O José revelou-nos, ainda, um bonito pormenor, o vestido de noiva, que se encontra exposto à entrada da loja, pertence à sua mãe, que o usou há 55 anos.
O simpático casal José e Maria convidam todos a visitarem o seu espaço “aconselhamos que venham com disponibilidade para provar um pouco de tudo”.
Vida de Bairro
Ricardo Gonçalves Site | Facebook
Sofia Aleixo