
“Podemos estar em qualquer parte com Sintra dentro de nós”
Miguel Boim, natural de Lisboa, e mais conhecido como “O Caminheiro de Sintra” tem dedicado parte do seu trabalho, e atrevemo-nos mesmo a dizer da sua vida, à recolha, investigação e estudo sobre a história de Sintra.
O interesse por Sintra começou em adolescente, quando grande parte do seu tempo era passado na imensa Serra “foi na adolescência que comecei a vir para a Serra, intensificou-se nessa idade, foi uma paixão”.
Ao longo dos anos Miguel foi acompanhando de perto as inúmeras alterações na paisagem de Sintra “a serra vai-se alterando, os caminhos vão mudando, há árvores que são abatidas, outras crescem, a serra está em constante mudança”.
No ano de 2006 foi convidado para escrever para um blog, onde partilhou algumas das suas memórias.
Pouco tempo depois sentiu necessidade de ter o seu próprio espaço e iniciou um blog dedicado às histórias e lendas de Sintra “com o tempo as coisas começaram a desenvolver-se e o interesse por Sintra começou a crescer de forma desmesurada”.
Autodidata, e sobretudo um apaixonado pela Serra e pela história de Sintra, Miguel começou a fazer pesquisas na Internet e em arquivos históricos “é preciso estar constantemente a estudar, de forma diária e muitas horas por dia”, mas reconhece que nem sempre é fácil ter acesso à informação “às vezes coisas que deveriam ser públicas são destinadas a um grupo exclusivo de pessoas”.
O trabalho de investigação é no entanto compensador “às vezes só uma simples frase, após horas e horas à procura, nos traz uma alegria imensa porque aquela frase pode fazer com que uma imagem, que se tenha do passado, se torne ainda mais completa e isso tem uma beleza extraordinária”.
Ao longo dos últimos anos foi criando vários blogs sempre ligados a Sintra, mas desde o ano de 2010 que se dedica em pleno ao blog “O Secreto Palácio de Sintra”, onde reúne diversa informação sobre temas como as Lendas, Magia, Misticismo, Maçonaria ou os Subterrâneos de Sintra, entre outras áreas temáticas que suscitam o interesse de todos os que querem ficar a saber muito mais sobre a história de Sintra.
Miguel contou-nos, ainda, que “desde que comecei a escrever sobre Sintra que as coisas foram surgindo por si”, no ano de 2011 editou o livro ficcionado “Contos de Sintra – Volume I”, que contém 6 contos, 6 cartas com ortografia do século XIX, 12 gravuras do século XIX, numa edição de autor “fiz tudo naquele livro, a capa, o desenho da capa, a paginação”, o livro foi numa primeira fase colocado à venda na Internet e posteriormente ficou também disponível em alguns espaços em Sintra como a loja Ishtar-artes mágicas ou o Jornal de Sintra.
Mais recentemente aceitou o convite e desafio da Casa do Fauno, para organizar e realizar palestras temáticas e visitas guiadas como as caminhadas “Sintra Medieval – da Cruzada Ibérica ao fraco Rei” e “Sintra Medieval – da Nova Dinastia aos confins do Reino” que decorreram no mês de abril.
Miguel é conhecido como “O Caminheiro de Sintra”, cujo nome tem uma explicação muito simples “existe um caminho em que vamos encontrando coisas que podem modificar-nos a vida, e no meu caso é como se existisse um caminho para fazer em Sintra… a vida é o caminho, quer seja em Sintra quer seja em qualquer parte, e nós podemos estar em qualquer lado com Sintra dentro de nós”.
Quanto a projetos futuros, Miguel revelou-nos que está prestes a editar um novo livro sobre Sintra, do qual iremos ouvir falar muito em breve, mas quanto a outros projetos foi elucidativo “não tenho planos, tenho um caminho pela frente e é o que for aparecendo… é caminhar” mas ficámos com a plena certeza que para “O Caminheiro de Sintra” “isto é o que traz felicidade à minha vida”.
Livro “Contos de Sintra – Volume I |
Vida de Bairro
Ricardo Gonçalves Site | Facebook
Sofia Aleixo