A cidade de Leiria encontra-se localizada na região centro, a cerca de 146 kms de Lisboa. O nome Leiria deriva de leira, que significa área de lotes agrícolas.
Quando chegamos a Leiria deparamo-nos com o imponente Castelo bem como com o Rio Lis que atravessa a cidade.
Comece o dia com uma visita ao Castelo (aproveite para comprar o ingresso conjunto Castelo + m|i|mo que permite o acesso a estes dois espaços).
O Castelo de Leiria, edificado na primeira metade do século XII, permanece símbolo monumental da história da Cidade e guarda no seu interior as imponentes muralhas e os vestígios das diversas fases de ocupação: desde fortaleza militar a palácio real.
No Castelo admire e contemple a fantástica paisagem que este sítio oferece sobre a bonita cidade.
Visite o Museu da Imagem em Movimento – m|i|mo, que surgiu no ano de 1996 por ocasião das comemorações dos 100 anos do Cinema em Portugal e que visa recolher, salvaguardar, conservar e inventariar objectos e técnicas relacionadas com as imagens em movimento.
Na hora de comer poderá optar por um dos inúmeros restaurantes existentes na cidade. Se tem preferência por um espaço requintado, tem a opção do Tromba Rija, um dos mais conhecidos da Região, se pretende restaurantes mais modernos e acolhedores experimente o Mata Bicho, um espaço inspirado nas tradicionais tavernas portuguesas. No caso de se identificar com um ambiente descontraído e simples, e se gosta de comida tradicional opte pelo restaurante Taverna do Alberto ou pelo “A Toca”, onde as deliciosas espetadas de lulas são a especialidade da casa e que se situa junto ao Mercado de Sant´ Ana.
Espreite o Mercado de Sant’ Ana – Centro Cultural e o Teatro Miguel Franco, palco e mostra de diversas artes do espectáculo.
Aproveite agora para visitar a Sé de Leiria, fundada em meados do século XVI pelo humanista D. Frei Brás de Barros, tendo começado a ser construída em 1559 com conceção e direção da obra de Afonso Álvares. A Sé de Leiria é uma edificação sóbria, de características maneiristas.
Passeie pelo centro histórico, percorrendo a pé as ruas estreitas da cidade, onde em cada esquina encontra lojas de comércio local, conciliando espaços antigos como a pastelaria Luziclara e modernos como a Nut’ Leiria (primeira loja da Nutella a abrir no País).
Andar a pé é a melhor forma de ver ao pormenor vários edifícios e descobrir algumas curiosidades sobre a arquitectura dos mesmos, como seja a Casa do Pintores, assim designada devido à grande quantidade de artistas que retrataram a sua fachada, ou a Casa do Arco, podendo ainda encontrar vários prédios pintados com pormenores interessantes de arte urbana.
Visite o Santuário e a Igreja de Nossa Senhora da Encarnação e admire as suas bonitas escadarias e as vistas sobre a cidade. A igreja actual foi construída em 1588, com estilo neoclássico, com altar de talha dourada e com pinturas evocativas à Virgem e a São Gabriel. A Nossa Senhora da Encarnação é a padroeira da cidade, sendo que no dia 15 de Agosto são realizadas as festas em sua honra, existindo uma procissão da igreja de Santo Agostinho até à capela.
Aproveite agora para percorrer o percurso pedonal e a ciclovia existente nas margens do Rio Lis e admire as bonitas paisagens e as várias pontes ao longo do seu curso.
A lenda do rio Lis e do seu afluente Lena pressupõe a existência de um elo amoroso entre ambos, uma vez que, após os dois cursos de água nascerem perto um do outro e percorrerem caminhos diferentes, acabam por se unir e formar um só rio.
No final do dia regresse ao centro histórico e descanse num dos vários cafés e esplanadas existentes na belíssima praça Rodrigues Lobo (Poeta) e aproveite para apreciar a vista panorâmica para o castelo.
+info:
Site: https://www.cm-leiria.pt/
Vida de Bairro
Ricardo Gonçalves Site | Facebook
Sofia Aleixo