
O Parque da Pena está localizado na vila de Sintra, na freguesia de São Pedro de Penaferrim, inserido no Palácio Nacional da Pena, ocupando uma área de mais de 200 hectares, num ambiente natural de rara beleza e de enorme importância científica o que em muito contribuiu para que Sintra fosse classificada como Património da Humanidade pela UNESCO.
As referências históricas associadas ao Parque da Pena remontam ao século XIV, com alusão à existência de uma pequena ermida consagrada a Nossa Senhora da Peña, antiga designação de penedo, e que no ano de 1503 deu lugar ao Real Mosteiro de Nossa Senhora da Pena, edificado por ordem de D. Manuel I, confiado à ordem de São Jerónimo.
Após o terramoto de 1755 o Mosteiro da Pena entrou em progressiva decadência, sendo que com a extinção das ordens religiosas, em 1834, o mosteiro ficou ao abandono.
O mosteiro e a mata circundante foram comprados por D. Fernando de Saxe-Coburgo Gotha, rei consorte de D. Maria II. No ano de 1840 o Rei encomenda ao Barão de Eschwege, arquitecto militar da Renânia, um projecto para um “Palácio Novo”, desenhado com inúmeras referências arquitectónicas de influência manuelina e mourisca.
Em 1869, D. Fernando II casou com Elise Hensler, Condessa d’Edla, a sua segunda esposa, que contribuiu para o processo de arborização e embelezamento do Parque da Pena.
O Parque da Pena está repleto de fabulosos e aprazíveis percursos e lugares como o Vale dos Lagos, a Feteira da Rainha, o Tanque dos Frades, a Fonte dos Passarinhos, a Gruta do Monge, o Alto de Santa Catarina, o Alto de Santo António, a Cruz Alta, o Guerreiro, o Picadeiro e a renovada Abegoaria, a Horta dos Frades, o Jardim da Rainha e o Chalet da Condessa d’ Edla.
+info:
Serviços disponíveis: Cafetaria, Loja, Visitas Guiadas, Passeios de Charrete, Passeios a Cavalo, Sintra Canopy, Percursos Pedestres
Morada: Palácio Nacional da Pena | Estrada da Pena
Horário: todos os dias | 9h30 às 20h00
Site: Parques de Sintra – Monte da Lua
Vida de Bairro
Ricardo Gonçalves Site | Facebook
Sofia Aleixo