O Movimento Claro surgiu em Cascais mas já “mora” em Sintra, o propósito é alertar para a problemática do plástico e despertar consciências CLARO!
Como surgiu o Movimento Claro?
O Movimento Claro surgiu em Cascais (https://clarocascais.com) por iniciativa de três jovens amigas preocupadas com a quantidade de lixo plástico encontrado nas praias e nos oceanos.
Mas esta campanha já existe a nível mundial e usa um gesto simples – recusar o uso de palhinhas – para alertar para o problema e dano que os plásticos descartáveis causam no ambiente.
Surgiram em Cascais, foi fácil conquistar Sintra com o movimento sem Palhinhas?
Vimos o título de uma notícia que dizia “Estas miúdas querem salvar Cascais das palhinhas” e pensámos logo: “Nós somos miúdas para salvar Sintra das palhinhas!”. E pusemos mãos à obra.
O Movimento Claro em Sintra está ainda no início, mas tem tido uma aceitação muito positiva por parte dos estabelecimentos comerciais e turísticos que contactámos.
Acreditamos na diferença que o Movimento Claro pode fazer e estamos muito motivadas. Na verdade, a maior dificuldade tem sido financeira pois para divulgar a campanha e fazer ações como limpezas de praia e outras, são necessários materiais (dísticos, t-shirts, luvas, etc).
Por isso, lançámos recentemente sacos 100% algodão orgânico, com uma mensagem “verde” e divertida, para nos ajudar nessa parte. Pretendemos, também, iniciar uma campanha de crowdfunding para que todos os que acreditam num mundo mais amigo do ambiente possam apoiar o Movimento desse modo.
O que nos dizem as estatísticas sobre o uso de palhinhas?
As palhinhas de plástico têm um tempo de utilização muito curto, 15 minutos ou pouco mais, e demoram cerca de 200 anos a degradar-se.
Estima-se que em Portugal sejam usadas por ano cerca de 1 bilião de palhinhas (alinhadas dão 5 voltas completas à Terra).
As palhinhas descartáveis não são recicláveis. De facto, na natureza, no mar, os plásticos não se decompõem, degradam-se em fragmentos cada vez menores – microplásticos – que são facilmente ingeridos por animais marinhos e podem acabar no nosso prato…
Como podemos aderir ao Movimento Claro?
Aderir ao Movimento Claro é muito fácil, basta que, quando pedirem uma bebida num café ou restaurante, digam logo que não querem palhinha, e até podem explicar, de forma rápida e clara, as razões desta escolha.
Podem também partilhar com amigos e conhecidos a vossa preocupação com a poluição causada pelos plásticos descartáveis e ajudar-nos a angariar mais membros (cafés, bares, restaurantes) que queiram fazer parte desta mudança. E, claro,podem seguir-nos nas redes sociais onde vamos partilhando as nossas iniciativas e dicas para uma vida com menos plástico descartável.
+info:
Vida de Bairro
Ricardo Gonçalves Site | Facebook
Sofia Aleixo