“É o melhor trabalho do mundo!”
Os “hostels” portugueses são considerados os melhores do mundo, e nós quisemos conhecer o Nice Way Sintra Palace, para ficar a saber, pela voz do Miguel Ricardo e do Pedro Antunes, como é ter um hostel em Sintra.
O Miguel e o Ricardo receberam-nos no seu simpático hostel e contaram-nos como tudo começou “licenciámo-nos, eu na área de hotelaria e o Miguel em Informática, e depois de alguma experiência de trabalho, decidimos abrir um negócio e chegamos à conclusão que um hostel seria uma boa ideia” (Pedro).
Os dois amigos sempre viveram em Sintra, por isso não havia dúvidas que o projeto só faria sentido ser na região “nós somos de cá, era um mercado novo para explorar, e conciliando isso ao facto de Sintra ter a magia que tem e nós sermos daqui, e de conhecermos bem Sintra, nem sequer equacionamos outras hipóteses para começar” (Miguel).
O projeto do hostel nasceu primeiro numa casa perto do mercado de Sintra, em 2009, onde chegaram inclusive a viver, aqui faziam todas as funções possíveis e imaginárias desde a limpeza à gestão do hostel, depois começaram a profissionalizar o trabalho e decididaram abrir um novo espaço.
No ano de 2011 abriram o Nice Way Sintra Palace, já próximo da Vila Velha, “nós gostamos de conhecer pessoas novas e de viajar e aqui conciliamos isso, é como se estivéssemos sempre a viajar, apesar de estarmos sempre cá” (Miguel).
O contacto com as pessoas é o que mais os fascina “todos os nossos clientes são pessoas que estão a viajar e são por norma pessoas super interessantes, com historias de vida diferentes, oriundas de culturas diferentes, sentimos que é uma aprendizagem continua, e torna tudo muito mais interessante” (Miguel).
O entusiamo e a motivação que sentem pelo negócio que têm está sempre presente “costumo dizer que para mim isto é o melhor trabalho do mundo, porque eu não me sinto a trabalhar, gosto tanto do que faço, especialmente quando estou na parte da recepçao e a contactar com os clientes”.
Os “hostels” têm características muito próprias mas o Miguel e o Pedro reconhecem que os turistas portugueses ainda não aderiram muito a este tipo de alojamento, que se baseia, sobretudo, na partilha de todos os espaços “o cliente português não está habituado ao conceito do hostel, não está habituado a partilhar quartos, apesar de nós termos quartos privados, acham que é uma confusão, e que há muito barulho, apesar de que as coisas estão a evoluir” (Miguel).
No Nice Way Sintra Palace os clientes são sobretudo turistas estrangeiros que procuram um ambiente jovem, confortável, barato e com um design moderno, e quanto aos clientes o Miguel não tem dúvidas “estamos rodeados de pessoas felizes, porque quem anda a viajar trabalhou o ano todo para fazer férias, logo estão contentes, e para além disso temos a sorte de trabalhar em Sintra e agora em Cascais que são sítios fantásticos e mesmo quando o tempo não ajuda as pessoas estão contentes, e Sintra é um sitio único e com um encanto único”.
Neste Hostel todos os espaços têm um design jovem, contando para isso com a ajuda preciosa de alguns amigos como a Loja Pó de Arroz ou do Adriano da Galeria Porta 12 “Sintra tem esta nova geração, em que nos incluímos, e na qual de forma natural fomos criando uma rede” (Miguel).
Em julho de 2013 decidiram abrir um novo hostel, agora em Cascais, o Nice Way Cascais Beach.
Enquanto Portugal continua a receber o reconhecimento internacional como tendo os melhores “hostels” do mundo, o Miguel e o Pedro fazem parte de uma nova geração de jovens empreendedores que procuram não só um negócio mas também um modo de vida e por isso escolheram o “Nice Way”.
Vida de Bairro
Ricardo Gonçalves Site | Facebook
Sofia Aleixo