
[ ESPAÇO ENCERRADO em NOVEMBRO 2014]
“Queria fazer com que as pessoas se sentissem em casa.”
A Leitaria Portuguesa é o novo projecto de vida do Paulo Filipe que vive em Sintra há cerca de 15 anos.
O projecto foi crescendo nos últimos meses “aluguei o espaço, e as obras foram feitas por mim e pelo meu sogro, fomos nós que fizemos tudo”, para além disso, foi também o Paulo que escolheu e restaurou o mobiliário existente na Leitaria “quando comecei este projecto já tinha idealizado o que queria para o interior da casa, e fui restaurando as peças no próprio espaço”.
A Leitaria localizada em Massamá, abriu portas há apenas quatro meses mas já marca a diferença numa freguesia onde são praticamente inexistentes projectos desta natureza “as pessoas não estão habituadas a este conceito de espaços em Massamá, estão muito fidelizadas ao café tradicional, mas para mim tinha de ser algo diferente, para além das pastelarias tradicionais”.
Os clientes que frequentam este espaço comentam a decoração do espaço principalmente quando entram pela primeira vez “parece que estou em casa”, e era mesmo essa a ideia do Paulo, “queria fazer com que as pessoas se sentissem em casa” sendo que para já são os próprios clientes que fazem publicidade a este espaço “quando regressam já trazem amigos ou familiares”.
Na Leitaria Portuguesa existem peças e mobiliário antigo cheios de histórias “estes balcões vieram de uma mercearia antiga da terra do meu Pai, e encontrei dois escritos numa das gavetas em que dizia foi aberta a porta em 15 do 2 de 50″ e na outra gaveta dizia emprestei 100 escudos ao António e ele deixou-me 6 livros”, pormenores que o Paulo achou curiosos e que fez questão de manter. A peça de eleição do Paulo é um rádio antigo “foi de um avô de uma amiga minha, e curiosamente ainda funciona”.
O nome Leitaria Portuguesa surgiu por acaso quando o Paulo assistia ao filme “O Páteo das Cantigas”, “há uma cena em que entram na leitaria lá do bairro e o conceito da leitaria era vender o leite ao litro a manteiga ao quilo, também tinham bolos, e em determinada cena disseram encontramos-nos na leitaria e pronto ficou assim através deste filme”.
Para além de pastelaria, onde não faltam os famosos scones da Leitaria, há também as tartes merengadas, as queijadas e os queques, mas também refeições ligeiras como tostas e saladas, bem como sumos naturais. Em breve, a Leitaria Portuguesa terá também na ementa variedades de “petiscos e hambúrgueres gourmet”.
Outra particularidade deste espaço são os concertos ao vivo, que decorrem todos os meses, e que contam com músicos como os Iphado ou o Bruno Margalho e o Luís Barrigas, do mundo do jazz.
A Leitaria Portuguesa pretende, assim, ser um espaço diferente e inovador, ao ritmo da vida portuguesa.
Vida de Bairro
Ricardo Gonçalves Site | Facebook
Sofia Aleixo